Artigos, Reflexões, Notícias e Atualidades.
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Últimos assuntos
Tópicos similares

Compartilhe | 
 

 Renúncia de Bento XVI desmistificou figura do papa, diz Leonardo Boff

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Presbítero Maurício
Admin
avatar

Mensagens : 352
Data de inscrição : 27/07/2010
Idade : 59
Localização : Campos do Jordão SP Brasil

03032013
MensagemRenúncia de Bento XVI desmistificou figura do papa, diz Leonardo Boff





O teólogo Leonardo Boff afirmou nesta terça-feira (26/02) que a renúncia de Bento XVI é "o grande legado" de seu pontificado, devido a seu caráter inédito e por ter "desmistificado a figura do papa".

Em entrevista publicada hoje pelo jornal mexicano Reforma, Boff disse que a renúncia foi "um gesto de desespero pessoal" de Bento XVI, "em conjunto com suas limitações físicas e psicológicas" diante dos problemas enfrentados pela Igreja Católica.

Entre os problemas que perturbaram o papa alemão, mencionou os impedimentos para que sacerdotes pedófilos fossem entregues à justiça civil, o vazamento de informações e documentos do "Vatileaks" e os escândalos do Banco do Vaticano.

No final, disse, Bento XVI "recebeu um balanço altamente negativo da situação da cúria, pois tinha sido instalado, praticamente, um governo paralelo da Igreja" e "o seu mundo veio abaixo".

"O papa se deu conta de que já não conseguia dirigir a Igreja. Outro deveria vir para regular a situação. Renunciou com elegância, sem denunciar ninguém e fazendo menção somente às suas limitações de saúde. Mas foi uma advertência fortíssima à cúria vaticana, que deve agora esperar profundas reformas", apontou.

Para o teólogo, Bento XVI "é um intelectual refinado e um professor, não tem carisma e é extremamente tímido. Sentiu-se o sucessor de Pedro, mas não soube dirigir o governo da Igreja".

"Eu, que o conheci, sempre imaginei o quanto sofria quando tinha que enfrentar as multidões de fiéis. Sua grande preocupação era a secularização da Europa e o relativismo da modernidade", comentou.

"Para nós [latino-americanos], que estamos na periferia do mundo e no meio dos pobres, optar pela Europa significa, politicamente, optar pelos ricos", destacou.

Boff considerou que Bento XVI entrará para a história como "uma pessoa que enquanto era presidente do ex-Santo Ofício condenou mais de 100 teólogos, dos melhores, especialmente da Teologia da Libertação", uma corrente de pensamento que "nunca entendeu".

Boff reprovou o fato de Bento XVI aceitar "a versão dos críticos" da Teologia da Libertação, "os militares e as elites opulentas [latino-americanas] que acusavam qualquer tentativa de mudança da realidade social, como livrar os miseráveis de sua pobreza, como coisa de comunistas".

Nascido em Concordia (1938), Boff é um dos mais destacados representantes da Teologia da Libertação e terminou abandonando a Igreja por suas divergências com o Vaticano.

Hoje considera a Igreja Católica "muito ocidental, patriarcal, machista e antifeminista", e afirmou que a instituição necessita "dialogar com o mundo" urgentemente.

O ex-frade franciscano chegou a ser castigado com o silêncio pela Congregação da Doutrina da Fé do Vaticano quando esta era comandada pelo então bispo Joseph Ratzinger, atual pontífice que encerrou seu papado nessa quinta-feira (28/02).

www.operamundi.uol.com.br
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.casadooleiro.livreforum.com

 Tópicos similares

-
» O Papa João Paulo II Vai Ser o Oitavo Rei/Papa como diz o Apocalipse?
» A Congregação Cristã do Sétimo Dia
» Maçonaria articulou a saída de Bento XVI?
» Maria Fumaça Garibaldi - Bento Gonçalvez
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Renúncia de Bento XVI desmistificou figura do papa, diz Leonardo Boff :: Comentários

Nenhum comentário.
 

Renúncia de Bento XVI desmistificou figura do papa, diz Leonardo Boff

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 

Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Brasil Cristão :: Estilo de Vida :: Igreja-
Ir para: